segunda-feira, 13 de junho de 2011

TESTE: "Os 7 Pecados do Seu Regime"

As tentações que espreitam nosso dia-a-dia também se infiltram na alimentação e sabotam o emagrecimento. Conheça as diversas formas que os inimigos podem assumir e aprenda a combatê-los

por Yara Achôa
Os sete pecados capitais são uma classificação de vícios usada nos primórdios do catolicismo para educar seus seguidores, de forma a fazê-los compreender e controlar seus instintos básicos. Já foram tema de filme e de novela. E não estão distantes de nossa realidade. Preste atenção como todos os dias esbarramos com a preguiça, a gula, a luxúria, a avareza, a ira, o orgulho e a inveja. Sagazes, eles assumem as mais diversas formas e se infiltram até mesmo na dieta… E, de pecadinho em pecadinho, a boa forma vai para o espaço. Não, a idéia não é deixá-la com a consciência pesada ou puni-la por causa dos deslizes, mas abrir seus olhos para reconhecer os inimigos e evitá-los. Com a ajuda da nutricionista Gabriella Guerrero, da Nutriessencial Consultoria, de São Paulo, identificamos como se revelam os sete pecados capitais em seu regime.

1 Avareza

Originalmente é a excessiva e sórdida dependência do dinheiro. Na sua dieta, esse pecado pode aparecer como… apego à comida, claro. Você é do tipo que não divide um prato com ninguém na hora do almoço? Não compartilha o pacote de bolacha com os colegas do escritório? Abastece a despensa com tudo o que precisa e um pouco mais, mesmo morando sozinha? Analise seu comportamento. Essa atitude de “é tudo meu” não estaria escondendo alguma insegurança? A falta de contato com seu mundo interior pode estar gerando essa busca incessante por tudo que é exterior, aqui traduzida em guloseimas. Com isso, é claro, os ponteiros da balança se recusam a baixar.


2 Preguiça

Muito fácil de identificar, é o pecado entendido como lentidão ou falta de vontade de fazer algo. Todo mundo sabe que um regime só faz efeito quando combinado com atividade física regular. Ou seja, não existe fórmula mágica. Tem que colocar a preguiça para correr – ou para caminhar, nadar, jogar tênis… Mexa-se!

3 Inveja
É um sentimento perigoso porque na maioria das vezes você o nega. Jura que não está nem aí para a boa forma daquela atriz da televisão pela qual seu namorado “baba”, mas se corrói por dentro desejando ter o corpo da beldade. O que pega aqui é a mania de querer se comparar. Tudo bem ter uma meta ou alguém para se espelhar. Mas a inveja tem um quê de “malignidade” e não leva ninguém a lugar algum. Não adianta querer se transformar em uma Cláudia Raia se, por exemplo, seu biótipo é diferente. Tenha consciência de seu corpo e trace planos realistas, dentro do que é possível para você.

4 Orgulho

Atacada por esse pecado, a pessoa se julga melhor do que todos – e o mundo tem de gostar dela do jeito que ela é, sem tirar nem pôr (incluindo os vários quilinhos em excesso). Claro que manter a auto-estima é saudável. Repare, no entanto, se não existe aí uma pequena distorção. Bradar aos sete ventos “eu sou assim mesmo e não adianta querer me mudar” é o que pode estar emperrando o início de uma vida leve e saudável. Uma dieta equilibrada certamente irá modificar você para melhor. Tenha humildade para reconhecer que transformações são positivas, ainda mais quando apontam em direção a menos peso na balança.


5 Ira

Raiva ou ódio que leva à perda de controle. É uma emoção destrutiva, fazendo o indivíduo agredir a todos e a si próprio. Esses ataques de fúria muitas vezes acabam em porções e mais porções de salgadinhos consumidas, caixas de bombons devoradas e muitos outros excessos ligados à compulsão. Como se doces, massas, pães, açúcares fossem capazes de apaziguar os ânimos. Sair dos trilhos, vez ou outra, todo mundo sai… Mas preste atenção se o abalo emocional a empurra para a comida. Tente frear esse consumo, contando até 10 ou respirando fundo antes de se jogar na esbórnia. Se perceber que não é capaz de fazer isso sozinha, procure ajuda especializada.


6 Luxúria

É o apetite sexual insaciável, com exclusiva satisfação física. Em uma análise psicológica pode representar uma fuga do amor, da intimidade e do compromisso. Transportando esse pecado para sua rotina alimentar, ele aparece como o prazer alucinante ao devorar um pote inteiro de sorvete, por exemplo. É quase como se você tivesse um orgasmo consumindo aquela guloseima. Excitação só por comer? Calma lá: alguma coisa está errada. Sentir-se bem em saborear algo é normal, mas só ter prazer ao comer, não. Preste atenção em suas carências, em seu período de Tensão Pré-menstrual (TPM) ou em outros sentimentos que a estão levando a esse quadro.


7 Gula
ao comer e beber, é o inimigo número um do emagrecimento. Na sua simbologia maior significa voracidade. Pode ser entendida como uma forma de fuga de muitas outras dificuldades ou ainda dos próprios sentimentos. Equilíbrio é a palavra-chave para neutralizá-la. E aqui vale aqueles conselhos de sempre: fracionar refeições, optar por alimentos ricos em fibras, evitar o excesso de açúcar e gordura, ingerir líquidos… Para ajudá-la a não cair em tentação, nada melhor do que procurar auxílio de um especialista para montar um cardápio adequado a seu tipo.

Os erros também são sete…
1 Afogar as mágoas e carências em uma caixa de chocolate… Isso pode até trazer um conforto momentâneo, porém acarreta mais tristeza e insatisfação depois.

2 Acreditar em milagres. Não existem fórmulas mágicas – mesmo que elas pareçam naturais e inofensivas – para fazer os ponteiros da balança baixarem.
3 Devorar alimentos light como se não engordassem. É inteligente optar por esse gênero, mas não abusar dele; este também contém calorias.
4 Dormir com fome. Ficar muito tempo sem comer desacelera o metabolismo, e pregar o olho com a barriga roncando é bem difícil. Faça um jantar mais leve, mas não pule a refeição.
5 Almoçar correndo. Uma vez ou outra, acontece. Mas não faça disso um hábito. O estômago precisa de pelo menos 20 minutos para avisar ao cérebro que está satisfeito. Meia hora é o suficiente para não comprometer a digestão e os afazeres.
6 Não variar o cardápio. Consumir coisas diferentes é essencial para obter todos os nutrientes necessários à saúde.
7 Trocar as refeições por “besteirinhas”. Nada de almoçar um pão de queijo e um cafezinho. Capriche no almoço e no jantar, incluindo legumes, verduras, alimentos integrais e frutas.
TESTE
Qual é o seu maior pecado? (se quiser fazer e deixar sua resposta :) , eu farei depois e digo pra vcs)

Confira as situações abaixo e assinale a resposta que julgar mais adequada. Veja a tentação que ronda sua vida
1. Ao abrir sua geladeira…
A Ih… nem vou abrir, está muito longe.
B Você encontra uma torta, um bolo de chocolate e um pudim prontos para serem devorados.
C A sensação é de êxtase diante de tanta fartura.
D Dá de cara com três caixas de bombons, que pretende degustar à noite, sozinha.
E Vê à sua frente um arsenal de comida capaz de aplacar seus ataques de fúria depois de um dia daqueles.
F Tem só aquilo que você gosta; afinal, você é a dona da casa.
G Só encontra folhas verdes, poisé isso o que pretende comer até ficar com o corpo daquela modelo.

2. Sua melhor amiga faz aniversário e seu presente será:
A Um vale CD, que é mais fácil de comprar.
B Uma caixa de chocolate da melhor qualidade, igualzinha a que você comprou para si mesma.
C Uma coisa bem bacana; afinal, ela vai festejar no melhor restaurante da cidade.
D Apenas uma lembrancinha.
E Ela não merece nada, porque nem festa vai fazer.
F Qualquer coisa que eu der, ela vai gostar.
G Um moletom bem largo e confortável.

3. Qual é o verso que embala seu atual momento:
A “Ora bolas, não me amole com esse papo de emprego. Você está vendo, não estou nessa, o que eu quero é sossego” (Tim Maia)
B “Quero acordar bem cedinho, fazer um lanchinho, laranja, café, leite e pão. Quero também chocolate, iogurte, abacate, biscoito, presunto e melão. Quero comer toda hora…” (Genghis Khan)
C “Amor é um; sexo é dois. Sexo antes, amor depois” (Rita Lee)
D “Eu quero dinheiro, eu quero dinheiro. Dinheiro eu quero pra nós. Dinheiro eu te amo, dinheiro eu te amo. Dinheiro não nos deixe sós” (Orlando Morais)
E “Na hora da raiva eu lhe disse tudo. Na hora da raiva eu rasguei o verbo. E falei de tudo aquilo que sentia. E o que eu não queria eu falei também” (Alcione)
F “Eu me amo, eu me amo, não posso mais viver sem mim” (Ultraje a Rigor)
G “Se você põe aquele seu vestido lindo e alguém olha pra você, eu digo que já não gosto dele, que você não vê que ele está ficando démodé.
Mas é ciúme, ciúme de você” (Roberto Carlos)
4. Seu cardápio deve ser:
A fácil.
B farto.
C delicioso.
D racionado.
E reconfortante.
F soberbo.
G igual ao da Cláudia Raia.

5. Quando uma pessoa diz que come de tudo
e não engorda, você acha que é:
A sorte.
B “ruindade”.
C genética.
D pouca comida.
E uma afronta.
F privilégio.
G mentira.

RESULTADOS
Mais letra “A”: preguiça.
Mais letra “B”: gula.
Mais letra “C”: luxúria.
Mais letra “D”: avareza.
Mais letra “E”: ira.
Mais letra “F”: soberba.
Mais letra “G”: inveja.


bjinhos em contem o resultado do texte...
Até o proximo Post!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário