quinta-feira, 2 de junho de 2011

Por que uns não conseguem fazer dieta e outros chegam a morrer de fome?

Gente achei uma reportagem da Galileu e resolvi compartilhar com vocêis!!

Leiam é bem interessante.









Enquanto muita gente sofre para fazer dietas de emagrecimento, outras pessoas simplesmente se recusam a comer e podem chegar até a morrer de fome. É o caso de quem sofre de anorexia nervosa, distúrbio alimentar que costuma acometer mais mulheres do que homens. Um novo estudo publicado na Revista Internacional de Distúrbios Alimentares lança luz sobre a aparente “facilidade” de quem sofre do distúrbio em negar comida.

Enquanto para a maioria das pessoas a comida gera uma sensação de prazer e até de recompensa, anoréxicos relatam que se alimentar causa ansiedade e que, quando dizem não à comida, se sentem melhor. Estudos anteriores já identificaram que o cérebro libera o neurotransmissor dopamina quando experimentamos uma comida saborosa.
>> Obesidade pode diminuir tamanho do cérebro
>> Médicos estudam uso de botox para combater obesidade

Para estudar os efeitos da dopamina, os pesquisadores da Universidade da Califórnia, induziram a liberação da substância em voluntárias com a ajuda da droga anfetamina. E observaram o cérebro das pessoas com a ajuda de um equipamento chamado Tomografia de Emissão de Pósitrons (PET).

No cérebro de mulheres saudáveis, a dopamina ativou a região ligada à recompensa e gerou sensação de prazer. Já naquelas que sofrem de anorexia, a substância ativou regiões cerebrais que se relacionam a “preocupação com as consequências” e causou ansiedade. De acordo com os pesquisadores, é a primeira vez que se chega perto de explicar a relação que anoréxicos têm com a comida.

Como o estudo foi realizado com mulheres que haviam sido curadas da anorexia há pelo menos um ano, os cientistas desconfiam que essa diferença na recepção de dopamina não seja causada por um logo período de fome, mas seja uma condição já presente na pessoa. Apesar da descoberta que a dopamina – e conseqüentemente, a comida que a faz ser liberada – pode gerar ansiedade nos pacientes anoréxicos, os pesquisadores afirmam que é imprescindível fazer com que essas pessoas comam adequadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário