quinta-feira, 16 de junho de 2011

Emagrecer " Por que é Sempre Preciso Haver Um Motivo"?!!?

A pergunta, feita por uma amiga, a princípio simples, me surpreendeu e causou estranheza. Afinal, isso é uma característica presente na vida de quase todos os seres humanos: não fazemos as coisas aleatoriamente e nos apoiamos em raciocínios variados para tomar decisões e agir. O assunto me fez pensar, sem que obtivesse uma resposta. Pior, eu começava a me fazer outros questionamentos…
Por que é necessário uma razão para nos mover? Enquanto o dia-a-dia nos deixa seguir pela mesma estrada sem atropelos, sem surpresas, sem possibilidades de atalhos que possam nos desviar, vamos indo, sem maiores transformações. Mas se um bom motivo surge, aí tudo pode se alterar. A razão nos anima, o sentimento que nos obriga ou o medo que nos impulsiona, pouco importa. No começo, ele talvez esteja encoberto, obscuro, mal delineado… Porém, se com o tempo fica claro e é compreensível, não há dúvida, as chances de promover grandes mudanças são enormes.
Vasculhe sua história
Isso vale para quem quer perder peso. Quer ver? Descobrir minha motivação para emagrecer exigiu os cuidados de um arqueólogo lidando com minúsculas e preciosas peças enterradas há milênios. Precisei investigar muito até encontrar as verdadeiras razões para afinar e, é claro, para engordar. Foi essencial resgatar emoções perdidas e repassar dores, desencantos e desamores que estavam por trás de tudo… Encontrar a mim mesma nesse emaranhado mostrou-se uma experiência longa e trabalhosa. O ponto é que, antes de realizar esta busca, nada do que fiz para perder deu resultado. Afinal… eu não entendia por quê!
Aí esta: é preciso saber. Essa consciência dá uma direção aos nossos sonhos e à nossa criatividade. Para mim, emagrecer era fundamental porque nos quilos a mais estava minha fraqueza. Claro que eliminar o peso extra não solucionou minha vida, mas foi como poder recomeçar a história, escrevendo a primeira linha de um novo caderno. Em branco a folha assusta… No entanto, ficou mais fácil porque nessa fase eu já me conhecia melhor – e sentia confiança na minha capacidade de trilhar outros caminhos.
Invista no autoconhecimento
Como resultado dessa vivência pessoal, acredito que distinguir bem as motivações aumenta incrivelmente a possibilidade de se conseguir afinar definitivamente. Por isso, você que está nesta luta deve pensar, procurar se conscientizar do que isso significa realmente. Talvez seja esse o ponto decisivo, aquele que vai fazer a diferença…

Nenhum comentário:

Postar um comentário