terça-feira, 19 de julho de 2011

Vitaminas: alimentos ou cápsulas?


 OU

???????????

Para manter corpo e mente em ordem, é essencial uma alimentação saudável. Isso significa, como diz o médico ortomolecular Dr. Rogério Gama, do Rio de Janeiro, basicamente incluir vitaminas e minerais na dieta. “Uma alimentação correta deve fornecer todos esses nutrientes sem a necessidade de suplementos”, diz ele. Mas, com a correria do dia a dia, às vezes fica difícil de seguir essa recomendação, que envolve ingerir, entre outras coisas, muitas frutas, cereais, legumes e verduras regularmente.

Hoje em dia, segundo o médico, sabe-se que o nosso corpo precisa basicamente de 13 vitaminas, cada uma delas com uma função diferente. Presentes em pequenas quantidades em nosso organismo – que produz apenas a vitamina D – mas abundantes nos alimentos, esses micronutrientes são essenciais para o funcionamento saudável do organismo, as reações metabólicas e o combate às doenças.

O médico explica que, para manter as doses de vitaminas e minerais necessários, a primeira regra é que, ao montar um prato, se inclua nele pelo menos um elemento de cada grupo alimentar, por exemplo, carne, verdura, legume, um cereal e uma fruta. “Nenhum elemento mais importante que o outro”, afirma. “Carnes, peixes, leites e derivados, verduras, frutas e legumes são importantes e deve-se alternar sempre que se come”.

Só quem não se alimenta corretamente, diz. Gama, deve recorrer à suplementação vitamínica. Porém, nesse caso, é necessário passar por uma consulta médica e por exames, que irão fazer o diagnóstico das carências de nutrientes. A indicação de complementos, ele adverte, também deve ser uma decisão do médico.“Tem gente que toma vitamina E em cápsulas mas não sabe que ela se dissolve em gordura e não em água”, ele exemplifica.

Segundo o médico, pesquisas mostram que a ingestão de cápsulas de vitaminas sem controle nenhum pode ser até prejudicial em alguns casos. Por exemplo, diz ele, o betacaroteno não deve ser tomado por fumantes, pois aumenta a tendência a ter câncer de pulmão. Mas as demais vitaminas podem ser até mais necessárias para esse grupo. “Os fumantes geralmente precisam de 20% a mais de vitaminas do que os não-fumantes”, diz Gama.

Custom Editora
Disponivel em : http://alimentacao.terra.com.br/noticias/para-sua-diversao-13/vitaminas-alimentos-ou-capsulas-295

Nenhum comentário:

Postar um comentário