domingo, 3 de julho de 2011

É possível atravessar o inverno sem ganhar peso.

por Jocelem Salgado

O inverno está chegando e com ele vem a nossa preocupação para que as pessoas não abandonem seus hábitos saudáveis de vida, como a ingestão de uma dieta equilibrada e a prática de atividade física regular.


A relação entre inverno e ganho de peso é muito conhecida por todos nós, especialistas que trabalham nessa área. É comum observarmos homens e mulheres reclamando que sentem mais fome e que não encontram motivação para se exercitar, quando as baixas temperaturas ficam frequentes.

O fato do corpo estar menos exposto durante essa estação, coberto por roupas pesadas que escondem o excesso de gordura, faz com que muitos deixem de lado as boas práticas de vida, sem se importarem com a saúde e os danos à estética. O resultado todos já sabemos, os ponteiros da balança vão lá para cima.

A nossa experiência mostra que muitas pessoas entrarão em desespero quando no verão, os casacos forem trocados por roupas mais leves, biquínis ou sungas. As mulheres, principalmente, irão se arrepender amargamente dos excessos praticados nos meses anteriores e tentarão iniciar uma verdadeira batalha contra a balança, a fim de eliminar em poucas semanas, todo o peso adquirido. Na ânsia de perder rapidamente esses quilos a mais, muitas colocarão a própria saúde em risco, fazendo regimes de fome ou consumindo drogas anorexígenas, que podem causar dependência química.

Estudos científicos feitos nas últimas duas décadas com o objetivo de avaliar o efeito das mudanças de hábito durante os períodos mais frios do ano, mostram que há uma tendência de terminar o inverno com dois a cinco quilos a mais. Sabendo disso, o objetivo desse nosso artigo é mostrar que inverno não é sinônimo de ganho de peso, e que é possível chegar ao final dessa estação numa boa com o seu corpo, sem que para isso você deva se privar das tentações dessa época como os fondues, queijos e vinhos.

No inverno sentimos mais fome?
No inverno nosso organismo gasta mais energia para a manutenção da temperatura corporal. Sabendo disso, existem pessoas que acreditam que sentem mais fome nessa estação, pois precisam repor calorias para compensar esse gasto energético adicional. Na verdade, essa elevação do gasto energético é discreta, não sendo grande o suficiente para justificar o aumento da ingestão de calorias. Acredita-se que no Brasil, onde o inverno é mais ameno, esse aumento não chegue a 10% do gasto diário calórico para manter o organismo funcionando. Isso, portanto, não serve de desculpa para aqueles que acabam exagerando e se entupindo de alimentos altamente calóricos.

Mas porque durante os dias mais frios temos a sensação que estamos com mais fome do que nos dias quentes?
De acordo com estudos, a fome que sentimos está relacionada com a necessidade do organismo se adaptar à temperatura ambiente. No inverno, a necessidade de repor água é menor que no verão, por isso muitas pessoas reduzem o consumo de frutas e saladas, que não aquecem o organismo conforme a necessidade, e passam a dar preferência a alimentos mais quentes, calóricos e com digestão mais lenta, que proporcionam sensação de saciedade por mais tempo.

Contudo, os estudos destacam que o principal fator relacionado ao aumento do apetite nos dias mais frios tem a ver com a relação emocional que temos com a comida. Muitas pessoas buscam na comida quente (e quase sempre mais calórica do inverno) aconchego e prazer. Basta a temperatura cair alguns graus para observarmos famílias inteiras espremidas nas mesas de restaurantes ou pizzarias consumindo com nenhuma moderação massas, fondues, chocolate quente, vinhos, entre outras delícias altamente calóricas. Quando não decidem sair, o melhor programa para muitos é ficar enroladinho no cobertor, em frente à TV, de preferência comendo/bebendo algo quentinho e com certeza muito calórico.


Espante a preguiça e mexa-se!
Quando a estação mais fria do ano começa a chegar, é comum observarmos um aumento do sedentarismo entre as pessoas. Basta os termômetros registrarem temperaturas mais baixas, para que muitos interrompam a ida à academia ou deixem de fazer suas caminhadas diárias. No inverno, grande parte das pessoas se torna mais preguiçosa para a prática de esportes e acaba preferindo o cobertor, a lareira, um bom filme, e é claro, um belo saco de pipocas.

De acordo com um estudo com mais de 350 praticantes de atividades físicas realizado em São Paulo, 50% das pessoas que começam a praticar atividades físicas abandona o hábito após um período de seis meses a um ano, e geralmente isso ocorre na época das estações mais frias como outono e inverno. De acordo com a pesquisa, a estética seria um dos principais fatores responsáveis pelo problema, pois as pessoas sentem-se mais motivadas à prática de esportes no verão, quando o corpo está mais exposto e a cobrança pela boa forma física é maior.

O que muitos esquecem é que para chegar em forma no verão, é necessário cuidar do corpo a partir de agora, nos meses mais frios, uma vez que perder peso, e principalmente definir músculos e abdome, leva tempo. Por isso, mesmo nos dias mais frios, não podemos ter preguiça de jogar bola com os amigos, andar de bicicleta no parque ou ir à academia. Atividades físicas espontâneas ou programadas são muito úteis para aumentar nosso gasto calórico e nos permitir comer as delícias dessa estação.

Uma dica valiosa para quem quer se mexer nesse inverno é fazer um bom aquecimento antes de iniciar a atividade física, utilizando-se de exercícios de alongamento e exercícios leves aeróbios que envolvam grandes grupos musculares. Isso é importante porque no inverno a musculatura fica mais contraída e, consequentemente, mais vulnerável às lesões. Outra dica é manter uma ingestão de líquidos adequada, mesmo que não tenha sede, pois isso ajuda a manter a temperatura no nível normal.

Drible as calorias no inverno
Para não chegar na primavera com medo de o zíper não fechar, é necessário ficar de olho nas armadilhas que o frio traz, que podem comprometer a silhueta. Uma delas é a escolha dos alimentos. Podemos consumir todas as delícias típicas do inverno, sim, mas com moderação e bom senso.

Para esquentar o corpo, os alimentos quentes são sempre bem-vindos, por isso, preparei algumas dicas de uma boa alimentação e substituições que você pode fazer para manter-se em forma e chegar no verão com tudo em cima.

-  Substitua o chocolate quente por um chá com adoçante; se não resistir, prepare o chocolate com leite desnatado e achocolatado diet;

- Dê preferência ao founde de queijo preparado com leite desnatado e queijos magros. Sirva-o com legumes como cenoura, pepino, cogumelos, etc. Os foundes de chocolate devem ser preparados também com leite desnatado e chocolate diet e servido com frutas diversas;

- Substitua os queijos amarelos pelos brancos ou light;

- Substitua alimentos fritos por grelhados ou cozidos;

- Se receber um convite para uma feijoada, não deixe de ir, mas coma com moderação, evitando consumir as carnes gordurosas presentes no prato. Abuse de acompanhamentos como couve cozida, laranja em pedaços e o famoso vinagrete, temperado com limão e pouco sal;

- Abuse das sopas e caldos, preparando-os com legumes e verduras de sua preferência. Evite utilizar creme de leite, torradas, queijo ralado ou massas;

- Substitua os doces por frutas diversas. Se preferir uma sobremesa quente, prepare banana ou maçã com canela assadas no forno ou microondas.

- Para diminuir a sensação de fome, aumente o consumo de fibras, que além de ajudar no funcionamento do intestino, proporciona uma sensação de saciedade prolongada;

- Modere o consumo de bebidas alcoólicas. Lembre-se que elas são fontes de calorias vazias, ou seja, fornecem calorias ao seu organismo sem nenhum nutriente. O consumo de uma taça de vinho tinto por dia faz bem ao coração e aquece o corpo;

- Fracione sua alimentação: alimente-se a cada 3 horas de forma moderada (consumindo quantidades pequenas);

- Beba muita água, mesmo que não tenha sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário