terça-feira, 19 de julho de 2011

Churrasco sem exagerar na dose



Linguiça, pão com alho, batata frita, cervejinha e refrigerante. Várias carnes suculentas no espeto e, para completar, aquela banana açucarada de sobremesa. Imagine tudo isso ao meio-dia. O churrasco tem todos os ingredientes para dar água na boca, mas como passar por essa “aventura gastronômica” cheia de comidas gordurosas sem exagerar na dose?

A nutricionista Rute Mercurio diz que o primeiro passo deve ser dado antes de você se dirigir ao local do almoço. “É importante não chegar ao churrasco de barriga vazia, o que aumenta a ansiedade e as chances de a pessoa avançar no primeiro petisco que encontrar pela frente”, diz.

Assim, comer algo antes de sair de casa, de preferência uma proteína, é uma boa ideia. Podem ser não mais que três fatias finas de peito de peru dentro de uma fatia de pão integral dobrada, ou um ovo cozido. São opções que já ajudam. “A proteína é um dos melhores nutrientes que existem para dar a sensação de saciedade, pois leva mais tempo para ser digerida. Presente no ovo e no peito de peru, é boa para forrar o estômago caso a carne demore a sair, como é comum acontecer nos churrascos”, aconselha a nutricionista.

Depois de ter se preparado em casa, na chegada vá devagar.  Antes de avançar no pão com alho ou na linguiça, procure pelas saladas. Elas costumam estar disponíveis antes da carne e oferecem fibras, que também ajudam a preencher espaço no estômago. O risco de você exagerar nos itens mais “gordos” será bem menor. “Além das saladas, os legumes assados, como beringela e abobrinha, são outra boa opção. A batata, rica em carboidratos, está fora desse grupo”, ressalta a nutricionista.

Na hora de comer carne

Com relação às quantidades, segundo Rute, mais ou menos 100 gramas de carne, em geral, já são o suficiente para uma pessoa se sentir bem alimentada. Caso esse limite seja ultrapassado, é comum que o organismo tenha maior dificuldade de digerir o alimento, levando à sensação de estufamento e ao acúmulo de gases.

Se você passar muito desse limite, como é comum nos churrascos, a solução é tentar reduzir os copos de bebida alcoólica entre uma garfada e outra e moderar nas sobremesas doces. Segundo a nutricionista, os doces, como as bebidas, dificultam a digestão. Ela explica que o álcool atrapalha por prejudicar a absorção dos nutrientes de outros alimentos e os doces por serem aproveitados pelo organismo de maneira lenta – o que também dá sonolência. “Por isso, no fim do churrasco, sorvete ou banana assada com açúcar e canela não são pratos muito interessantes, ainda que a canela seja um bom digestivo”, explica Rute.

Para ajudar na digestão, ela indica a maçã assada. Aí sim você pode misturar a canela, mas sem o açúcar, claro. “O próprio aquecimento da fruta na churrasqueira realça o sabor doce”, sugere.

Outro excelente digestivo para acompanhar o churrasco, lembra Rute, é o suco de abacaxi. Pode ser uma boa pedida para reduzir o consumo de cerveja e refrigerantes.

Custom Editora
Especial para o Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário